Sejam todos bem vindos a cidade do Alferes Joaquim José da Silva Xavier, a cidade berço da liberdade do Brasil onde se tramou os primeiros ideais de um Brasil independente da Coroa Portuguesa.Temos vultos importantes da história do Brasil, nascidos aqui, por exemplo, o botânico Frei José Mariano da Conceição Veloso, o poeta árcade José Basílio da Gama, o compositor de músicas sacras Manoel Dias de Oliveira e o alferes Tiradentes. Dos 17 Inconfidentes 11 eram naturais ou moradores da antiga Vila de São José Del Rei (Tiradentes).

Tiradentes ainda se destaca das demais cidades históricas pelo turismo ecológico, com trilhas, cachoeiras, matas e por sua gastronomia diferenciada nos aconchegantes e requintados bares, restaurantes e no seu rico artesanato.

A cidade foi fundada em 1702 por João de Siqueira Afonso, descobridor de muitos filões de ouro na encosta da Serra de São José, sendo batizada de Arraial de Santo Antônio. Em 1704 com a descoberta do ouro, onde hoje é a cidade de São João Del Rei, na época chamada de Arraial Novo, o nosso Arraial de Santo Antônio passou a ser chamado de ARRAIAL VELHO de Santo Antônio. Em 1718 foi elevado a Vila de São José Del Rei em homenagem ao príncipe D. José. A cidade viveu da mineração aurífera e foi expandindo seu território.

Tiradentes foi uma das cidades que mais teve ouro de superfície do Brasil. Com a valorização da figura heróica do Alferes, a primeira atitude do governo republicano, foi a de trocar o nome de São José Del Rei, que era uma homenagem que se fazia ao rei de Portugal, para o nome do filho ilustre, nascido em 1746 na Fazenda do Pombal à margem direita do rio das mortes, termo desta vila.

Em 06 de Dezembro de 1889, o governador faz o decreto de número 03 de 06/12/1889 mudando para "cidade e município de Tiradentes". Com a decadência do ouro, a cidade sobreviveu da agricultura e extração de cal, mas sem crescimento. Em 1938 o conjunto arquitetônico foi tombado pelo IPHAN e nos anos 60, Tiradentes descobre sua vocação Turística, sendo considerada hoje um dos pólos turísticos mais importantes do Brasil.

Texto José Antônio do Nascimento.

 

Datas Importantes da cidade histórica de Tiradentes , antiga Vila de São José Del Rey MG , terra natal do alferes Joaquim José da Silva Xavier, Cronologia:

1702 - Fundação do Arraial da Ponta do Morro

1704 – Alteração do nome para Arraial Velho de Sto. António

1718 – Criação da Villa de São José Del Rey

1721 – Nasce Antónia da Encarnação Xavier mãe de Tiradentes

1738 – casamento de Domingos da Silva Santos e Antónia da Encarnação Xavier na Matriz de Sto. António .

1746 – Nasce na Fazenda do Pombal termo de São José o menino Joaquim José da Silva Xavier e em 12 de novembro é batizado na capela de São Sebastião Abaixo termo de São José .

1746 – A Câmara de São José Del Rey nomeia com consentimento da coroa Domingos da Silva Santos Almotacel no distrito de São Sebastião do Rio Abaixo.

1755- Inventário e morte de Antónia da Encarnação Xavier no fórum de São José.

1755- Domingos é eleito vereador da Câmara de São José Del Rey.

1757- Morre Domingos da Silva Santos e todos os filhos muda de vez para sede da Vila de São Jose Del Rey.

1788- Acontece a primeira reunião da Conjuração Mineira na casa do Padre Toledo á Rua do Sol.

1792- É enforcado no Rio de Janeiro Joaquim Jose da Silva Xavier.

1860- A Vila de São José Del Rey passa a cidade .

1889- A Nova Republica faz o terceiro decreto em 06/12/1889 alterando o nome de São José Del Rey para “ Cidade e Município de Tiradentes”.

1938- A cidade é Tombada  como Património Nacional Brasileiro.

2002- A Cãmara e o secretario de Cultura do Estado de Minas Gerais com apoio da Prefeitura Municipal promove a festa dos 300 anos de fundação da cidade de Tiradentes cujo o marco é a chegada da estatua do Filho ilustre na praça Cívica Largo do Sol.